Indicada para o tratamento de neoplasias provenientes do tecido que reveste toda a via que conduz a urina, do rim à bexiga, passando pelo ureter. Consiste na retirada de todo o rim, ou ureter do mesmo lado e a porção da bexiga onde este desemboca. Atualmente é realizada, preferencialmente, pelas vias laparoscópica e robótica.
O procedimento, considerado de alta complexidade, pode ser realizado através de pequenas incisões de 1 centímetro no abdome.
Os estudos mais recentes suportam que nos casos de tumores de via excretora mais avançados, principalmente aqueles associados a linfonodos comprometidos, a via aberta ( através de incisões maiores ) pode apresentar vantagens do ponto de vista oncológico.
Entretanto, com o avanço da tecnologia e das modalidades minimamente invasivas, esse procedimento tem sido cada vez mais utilizado através das mínimas incisões.
Contato
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições