Inovação e tecnologia nas telas do cinema: confira como foi a “Sessão “Premiere 3D de Anatomia Cirúrgica”

Compartilhe

Na última sexta-feira (20), a tecnologia e a medicina se uniram de maneira única nas telas do cinema. O Dr. Matheus Nister, urooncologista e especialista em cirurgia robótica, participou como palestrante da Sessão Premiere 3D: Anatomia Cirúrgica, um evento único e inovador que trouxe a anatomia e a cirurgia para uma perspectiva tridimensional.

Organizado pelo Dr. Yves Melo Rodrigues Martins, presidente da SOBRACIL, e conduzido pelos Drs. Pedro Romanelli de Castro e Paulo Batista de Oliveira Arantes, o evento ocorreu em uma sala de cinema, proporcionando uma experiência visual e científica absolutamente diferenciadas.

A experiência inovadora no cinema

Participar de um evento médico em um cinema já seria, por si só, algo fora do comum, mas a experiência vai além quando se fala de cirurgia robótica e anatomia 3D.

Durante o evento, os presentes puderam comprovar com grande riqueza de detalhes e o suporte das explicações dos palestrantes algumas nuances importantes desse tipo de cirurgia. Na última sessão do dia, o Dr. Matheus Nister integrou o debate sobre o tema “Retroperitônio em 3D: cirurgia renal e vasos retroperitoneais”, ao lado dos especialistas Dr. Paulo Batista de Oliveira Arantes e sob a coordenação do Dr. Pedro Romanelli.

O retroperitônio, uma região anatômica que abriga estruturas importantes como rins e vasos sanguíneos, foi apresentado em detalhes tridimensionais, permitindo a visualização de complexidades cirúrgicas com uma clareza inigualável.

Para o Dr. Nister, essa foi uma oportunidade única de mostrar como a cirurgia robótica, com sua grande precisão, pode ser visualmente fascinante, comparável à arte cinematográfica.

“Cada movimento cirúrgico acaba sendo como um frame cuidadosamente pensado, onde a tecnologia e a expertise médica se unem para um resultado eficiente e seguro”, comentou ele. Nister completa: “Ao ver as intervenções cirúrgicas em uma tela de cinema, é possível perceber com clareza o impacto dessa combinação de inovação tecnológica e conhecimento médico”.

Inovação, tecnologia e medicina: uma combinação poderosa

O grande destaque do evento foi, sem dúvida, a abordagem 3D aplicada à cirurgia. Esse tipo de visualização oferece um nível de detalhamento que facilita a compreensão das estruturas anatômicas e a execução de procedimentos minimamente invasivos, como a cirurgia robótica. A possibilidade de enxergar cada vaso e cada estrutura do retroperitônio de forma ampliada e precisa reforça a importância de ferramentas como essa para o treinamento de novos cirurgiões e para a melhoria contínua das técnicas cirúrgicas.

De acordo com o Dr. Matheus Nister, eventos assim são uma forma de expandir o acesso ao conhecimento e estimular a troca de experiências entre profissionais que buscam inovar na medicina:

“Estar em um ambiente que combina tecnologia com uma apresentação visual tão rica demonstra o quanto a medicina está evoluindo para um caminho de inovação que potencializa os resultados para os pacientes. Tudo isso sem deixar de lado os cuidados humanizados e a expertise do médico, que são sempre essenciais”, conclui.

Mais conteúdos

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições